Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

As últimas novidades do Brasil e do Mundo

Matérias atualizadas sobre música, economia, política, tecnologia e muito mais

Todas as categorias
Placeholder - loading - Imagem da notícia Obesidade e hiperglicemia têm papel crescente em problemas de saúde, diz estudo

Obesidade e hiperglicemia têm papel crescente em problemas de saúde, diz estudo

Por Jennifer Rigby

LONDRES (Reuters) - A obesidade, a hiperglicemia, a hipertensão e outros problemas metabólicos levam a quase 50% mais anos de vida saudável perdidos por doenças ou morte prematura do que em 2000, mostrou nesta quinta-feira um importante estudo internacional. No mesmo período, o número de anos perdidos devido a fatores associados à má nutrição para mães e crianças caiu 71,5%. O Estudo da Carga Global de Doenças, Lesões e Fatores de Risco 2021, publicado nesta quinta-feira no The Lancet, usou dados de 204 países e territórios para identificar as principais causas mundiais de doenças e morte precoce. Estes são medidos em anos de vida ajustados por incapacidade, ou “DALYs”. Os dados mostraram uma clara mudança nos desafios de saúde globais, conforme as populações envelhecem e os estilos de vida mudam, informaram os autores, embora a poluição do ar tenha se mantido como o maior fator de risco tanto em 2000 quanto em 2021. Os autores também salientaram que os resultados não são uniformes. A má nutrição permanece como um grande fator de risco na África sub-Saariana, por exemplo. A saúde deteriorada entre pessoas de 15 e 49 anos em todo o mundo foi crescentemente atribuída a um alto IMC (Índice de Massa Corporal) e à hiperglicemia, dois fatores de risco para o desenvolvimento do diabetes. “Tendências futuras podem ser bem diferentes das passadas, por fatores como as mudanças climáticas e a crescente obesidade e vício”, disse Liane Ong, pesquisadora-líder no Instituto de Métricas e Avaliações Médicas da Universidade de Washington, que liderou o estudo. Outro estudo da equipe da Carga Global de Doenças previu que a expectativa de vida deve subir 4,5 anos até 2050, de 73,6 para 78,1 anos. Os maiores crescimentos devem ocorrer em países onde as estimativas atuais são baixas, o que indica uma convergência global da expectativa de vida. Contudo, embora as pessoas caminhem para viver mais, elas devem ficar mais tempo com a saúde deteriorada, prevê o estudo. (Reportagem de Jennifer Rigby)

9 H
Placeholder - loading - Imagem da notícia França tenta restaurar ordem e manda mais policiais para Nova Caledônia

França tenta restaurar ordem e manda mais policiais para Nova Caledônia

Por Kirsty Needham e Michaela Cabrera e Juliette Jabkhiro

SIDNEY/PARIS (Reuters) - O governo francês enviou nesta quinta-feira mais policiais para ilha de Nova Caledônia, no Oceano Pacífico, e afirmou que vai controlar os manifestantes, na esperança de restaurar a ordem na região após três noites de revoltas que deixaram quatro mortos. Os manifestantes protestam contra uma reforma eleitoral. Eles queimaram lojas, incendiaram carros, saquearam comércios e fizeram barricadas em estradas, causando problemas no acesso a remédios e alimentos na ilha do Pacífico governada pela França, disseram autoridades. “Tudo está queimando. As pessoas literalmente não têm limites”, afirmou a estudante local Olivia Iloa. A França declarou estado de emergência na ilha, impôs prisão domiciliar a pelo menos dez pessoas e proibiu o TikTok na região. O número de policiais e militares na Nova Caledônia passará de 1.700 para 2.700 na noite de sexta-feira, com a assistência de um pequeno número de soldados. “A situação na Nova Caledônia permanece muito tensa, com saques, confrontos, incêndios, ataques que são inaceitáveis”, afirmou o primeiro-ministro da França, Gabriel Attal. A revolta ocorreu depois da adoção de um novo projeto de lei em Paris na terça-feira, que permitirá que residentes franceses que vivem na Nova Caledônia há dez anos votem nas eleições provinciais. Alguns líderes locais temem que a medida dilua a força dos votos dos indígenas Kanak. (Reportagem de Kirsty Needham em Sydney, Dominique Vidalon, Camille Raynaud, Augustin Turpin, Juliette Jabkhiro, Louise Dalmasso, Michaela Cabrera, Elizabeth Pineau, John Irish em Paris, Lucy Craymer em Wellington)

9 H

Fique por dentro

de tudo o que acontece nos bastidores do mundo da música, desde lançamentos, shows, homenagens, parcerias e curiosidades sobre o seu artista favorito. A vinda de artistas ao Brasil, cantores e bandas confirmadas no Lollapalooza e no Rock in Rio, ações beneficentes, novos álbuns, singles e clipes. Além disso, você acompanha conosco a cobertura das principais premiações do mundo como o Oscar, Grammy Awards, BRIT Awards, American Music Awards e Billboard Music Awards. Leia as novidades sobre Phil Collins, Coldplay, U2, Jamiroquai, Tears for Fears, Céline Dion, Ed Sheeran, A-ha, Shania Twain, Culture Club, Spice Girls, entre outros. Aproveite também e ouça esses e outros artistas no aplicativo da Rádio Antena 1, baixe na Apple Store ou Google Play e fique sintonizado.

  1. Home
  2. noticias

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.